O maior arquivo de filmes brasileiros de todos os tempos. Clássicos e novas produções nacionais podem ser facilmente encontrados aqui. Basta usar o buscador com o nome (ou parte do nome) do filme (pode acontecer de o buscador do blog não encontrar o título, mas isso não quer dizer que o filme não esteja postado - trata-se de um problema do próprio sistema), ou navegar através das postagens mais antigas.


Alguns posts não tem ainda nenhuma informação sobre os filmes. Esses, eu irei atualizar no futuro.


Jango (1984)


A polêmica carreira política de João Belchior Marques Goulart (1918-1976), gaúcho de São Borja e único presidente brasileiro a morrer no exilio, é explorada nos seus mínimos detalhes nesta coletânea de filmes caseiros, fotos, documentários antigos e entrevistas.

O filme acompanha toda a vida política de Jango, de 1950 a 1976, de seu primeiro cargo importante, como Ministro do Trabalho no governo de Getúlio Vargas, até o exílio no Uruguai e Argentina, depois do golpe de 1964. Há uma grande quantidade de imagens inéditas, como as viagens de Goulart à Russia e à China, assim como a recuperação e revalorização de imagens banidas do visual das últimas décadas, como a do ex-presidente discursando na ONU.

O ápice do filme é o comício da Central do Brasil, em 13 de março de 1964, que, segundo especialistas, precipitou o movimento militar de 31 de março. Constam no filme também depoimentos importantes do general Antônio Carlos Muricy, Leonel Brizola, Aldo Arantes, Afonso Arinos, Magalhães Pinto, Celso Furtado, Frei Betto, entre outros.